CURRAL ELEITORAL EM RIACHUELO

Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

POLITICA, CORONELÍSTA


O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. Era um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil, como característica do
coronelismo. Por várias décadas, as eleições brasileiras estiveram sujeitas a todo tipo de fraude. Para votar, o eleitor só precisava levar um pedaço de papel com o nome do seu candidato e depositar na urna.
 Era um papel qualquer, que ele levava de casa mesmo. Para os coronéis, bastava entregar a cada um de seus empregados um papel já preenchido. A maioria deles era analfabeta, só sabiam assinar seus nomes, e analfabetos não podiam votar. Mas isso não era problema para os coronéis, já que eles mesmos escreviam nos papéis. Como os criados não sabiam ler, muitas vezes eles votavam sem saber o que estava escrito no papel que depositavam na urna.
 [VOTO+CABRESTO+1.jpg]


A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República da Faxina, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande concreteiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel (CONCRETEIRO) obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu 'curral eleitoral' votassem nos candidatos apoiados por ele. Era comum a prática de fraude, para garantir a vitória eleitoral: candidatos a vereador eram transformados em secretários ou diretores; doava-se cestas básicas, areia, pedriscos, pagava-se contas de água e luz botijão de gás. Também mentia, faziam feijoadas, torneios de futebol, bingos,etc etc .
QUALQUER SEMELHANÇA COM A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA  NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.AQUI EM RIACHUELO, SEMPRE HOUVE ESSE TIPO DE POLÍTICA, A POLÍTICA DOS CORONÉIS, À QUEM DIGA QUE O ATUAL PREFEITO SE PREPAROU POR MAIS DE 15 ANOS PARA DISPUTAR A VAGA NO EXECUTIVO MUNICIPAL, E CONSEGUIU VENCER GRAÇAS A POLÍTICA DOS CORONÉIS, DO VOTO DE CABRESTO, ATÉ QUANDO ISSO CONTINUARÁ EM RIACHUELO?

  

2 comentários:

Anônimo disse...

SAPO CURURU, NA BEIRA DO RIO ELE TA COM FRIO O MANINHA ,KKKKK

ESSE BLOG É DE UM CURURU
PENSA QUE EU NÃO SEI É

Anônimo disse...

atirei o pau no gato to to
mas o gato to to nao morreu rreu rreu...